Que nossa alimentação diz muito sobre quem somos, não é nenhuma novidade, né? Tanto que muitos nomes de comidas carregam um pouquinho da história de famílias ou situações passadas, assim como detalhes sobre sua aparência ou sabores.
Pizza

De uma coisa estamos certos: a palavra não é italiana! Historiadores acreditam que ela venha do antigo alemão bizzo, que significa morder e pedaço, sendo transformada em pizza pelos italianos e espalhada, dessa maneira, pelo mundo.
Hambúrguer

Sua origem vem da cidade de Hamburgo (Alemanha), em que também foi chamada de beefburguer ou apenas burger, evitando assim confusões com o termo em inglês ham que significa pernil ou presunto.
Sushi

A palavra sushi vem do japonês arcaico e significa azedo. Dessa forma, sua receita é preparada a partir de uma técnica de conservação de peixes em arroz avinagrado e fermentado, que traz essas características azedinhas.
Marmita

Também chamada de quentinha/marmitex é uma definição originada de um metal armado, ou seja, uma folha de metal bastante flexível dobrada de maneira a dar forma a um potinho que armazena, conserva e transporta alimentos.
Cachorro-quente

Um cozinheiro de Frankfurt tinha um cão dachshund e a salsicha feita por ele ficou conhecida como hot dachshund. Nos EUA, o cartunista Tad Dorgan não conseguia pronunciar o nome e sugeriu hot dog pra se referir ao lanche, e não é que o nome pegou?!
Esfiha

Ainda que grafada com a letra h, a palavra esfiha tem suas origens na cultura árabe e é comumente aportuguesada como esfirra, com dois erres, aparecendo dessa forma apenas a partir do século XX.
Pastel

Vem do italiano pastello, que é basicamente um material reduzido à uma espécie de pasta. Mais remotamente, veio também do grego pasta, que consistia numa mistura salgada de alimentos, originando assim nosso adorado pastelzinho.
Um tanto quanto curioso, né? Mas e você, fominha, conhece a origem de mais nomes de comidas por esse mundão? Então, conta pra gente aqui nos comentários, dando AQUELA forcinha pra aumentar nosso glossário! Até porque conhecimento compartilhado nunca é demais, né?
Eu sou o aiqfome, prazer! Sou o 1º aplicativo de delivery do Brasil, 2º maior e líder do interior. Nasci em Maringá, no Paraná, e hoje percorro o país todo entregando o melhor delivery enquanto impacto positivamente a comunidade local. Melhor do que os meus textos aqui no blog, só os rangos da sua cidade que estão no meu app. Então, bora pedir?
Mais posts deste autorGostou deste conteúdo? Então você também vai gostar:

Como ser beta tester do app do aiqfome pra ter novidades antes do lançamento?
Pra continuar oferecendo a melhor experiência, a equipe de tecnologia do aiqfome tá seeeeeempre de olho na sua opinião e de todos os fominhas — apelido carinhoso que demos aos usuários — por toda a internet a fim de trazer novas atualizações pro aplicativo. Mas pra que a gente tenha certeza de que tá tudo […]

Descubra como fazer o pagamento via Pix no aiqfome
Se pedir no aiqfome já é moleza, tudo fica ainda mais fácil ao fazer o pagamento via Pix. Chega de se preocupar em ficar contando o troco (só quem não é tão bom em matemática sabe o desespero que é) e procurando o sinal da maquininha de cartão de crédito com o entregador: é só […]

3 razões pra usar o pagamento online no delivery
Quem não gosta de coisinhas que facilitam a vida, não é? Por isso, hoje vamos te mostrar como é muito mais vantajoso usar o pagamento online no app do aiqfome. Você pode pagar o seu pedido de várias formas: É você que escolhe o que preferir. Mas antes de escolher entre as formas de pagamento […]

A importância e as vantagens do delivery para restaurantes
Quando pensamos em vantagens do delivery, é provável que o primeiro pensamento de muitos seja “aumentar as vendas”. Se pensou exatamente isso, saiba que você não está nem um pouco errado, mas há muito mais por trás disso. Até porque o delivery por si só deve ser entendido como uma estratégia de venda, e toda […]