Empreendedorismo, tecnologia, inovação e controle financeiro estiveram no centro de discussões da 4ª edição do Dá Licença, que aconteceu na última segunda-feira (14), no Summit Hall, em Pouso Alegre, Minas Gerais.
O evento, uma imersão estratégica dedicada a donos de restaurantes e deliveries, foi acompanhado por parceiros do aiqfome e licenciados de todo o Brasil e reuniu grandes nomes do mercado que compartilharam suas experiências, conhecimentos e estratégias de crescimento para pequenos e médios negócios.
Sobre o evento
Se essa é a sua primeira vez lendo sobre, o Dá Licença é um evento produzido inteiramente pelo aiqfome, o 2º maior aplicativo do Brasil e líder no interior do Brasil, e cuidadosamente planejado para levar aos quatro cantos do país diferentes convidados e proporcionar uma experiência única.
Quer saber mais sobre? Após terminar a sua leitura, descubra também o que aconteceu nas outras edições.
Destaques da edição
Para Pouso Alegre, o evento contou com a participação de nomes como Antônio Filho, consultor financeiro, e Marcelo Marani, do portal Donos de Restaurantes, além da presença do TikTok e, claro, Steph Gomides, fundadora e COO do aiqfome, e Igor Remigio, CEO do aplicativo.
O Terra do Mandu, tradicional jornal local, esteve presente no evento e captou depoimentos de quem esteve por lá, tanto em cima dos palcos como também quem estava acompanhando da plateia.
Mas, logo abaixo, vamos trazer mais alguns detalhes do que aconteceu ao longo do evento. Vamos lá?
Propósito
Igor Remigio, CEO do aiqfome, começou a programação relembrando a história do app de delivery, que começou como um site em 2007, e falou sobre o modelo de negócio, que foca na prosperidade da comunidade e da economia local.
“Meu intuito era ajudar os empreendedores a melhorar a margem de lucro e facilitar o recebimento de pedidos”, comentou Igor durante a palestra.

“Alguém precisa ter mais a visão do parceiro do que de si próprio, e eu como empreendedor, assumo a missão de tentar reequilibrar o mercado, porque se não, não faz sentido. Até porque de nada importam os números sem as pessoas.”
Ao contrário da concorrência predatória que absorve grande parte do lucro dos negócios, Igor compartilhou que o aiqfome sempre teve as menores taxas do mercado e quer manter a riqueza e o faturamento dentro das cidades.
“Estamos menos obcecados com números e crescimento, e sim com a nossa missão. A cidade ganha, o empreendedor ganha e, no fim da cadeia, o aiqfome ganha, até porque, sem vocês, não existe aiqfome”.
Financeiro
Em seguida, quem subiu ao palco foi Antônio Filho, consultor financeiro A&B e CFO dos restaurantes Dalva e D.O.M. Gastronomia Brasileira, para contar a sua história e como a gestão financeira pode transformar o seu negócio.

“Muitas vezes o ímpeto do empresário é de olhar para fora e pensar ‘Estou faturando menos, então preciso faturar mais’, mas não é bem assim. Primeiramente que o faturamento é ego, o que importa é o número de pessoas que frequentaram o seu negócio e o ticket médio que eles estão gastando” justificou o economista durante a palestra.
Encantamento
Já Marcelo Mariani, fundador e CEO do portal Donos de Restaurantes, assumiu o comando do Summit Hall falando sobre a importância de criar experiências memoráveis aos clientes para que os restaurantes se tornem inesquecíveis.

“De forma intuitiva, é bem mais fácil abaixar o preço e esperar que o cliente compre da gente. Vai funcionar, mas por quanto tempo?”, perguntou o especialista.
Destacando o equilíbrio entre percepção de valor e expectativa, Marcelo ressaltou a importância de receber o cliente de forma calorosa em cada interação e o compromisso em entregar o que foi prometido.
Inteligência artificial
Em sequência, foi a vez de Bruno Gouveia, CTO do aiqfome, e Caio Gomes, diretor de Inteligência Artificial do Grupo Magalu, abordarem o uso da Inteligência Artificial como uma aliada na rotina administrativa de restaurantes e deliveries.
“Você poderá ter mais eficiência e rapidez nos processos, além de diminuir o desperdício de forma geral”, comentou Bruno durante o painel.

“Por isso, é muito importante saber utilizar e, também, se adaptar às mudanças para conseguir se manter atualizado. A inteligência artificial não é só uma tendência que a gente olha e pensa que logo deve acabar. Ela pode trazer um nível de produtividade gigantesco”, completou o especialista.
TikTok e delivery
A Gerente de Soluções do Tik Tok, Fernanda Lagrotta, abriu sua palestra falando sobre a adaptabilidade às inovações, mas focada na plataforma, utilizada por mais de 106 milhões de brasileiros.
“Metade na nossa nação está usando ativamente o TikTok, então mesmo que vocês não conheçam ou não usem ainda, o público de vocês está lá dentro. 50% dos usuários têm de 25 a 44 anos”, comentou.

E para quem quer começar a dar os seus primeiros passos por lá, Fernanda também compartilhou que “No TikTok, os conteúdos são ‘Bottom-Up’, ou seja, qualquer um de vocês, ao criar um conteúdo criativo, pode viralizar. Você não precisa ser famoso ou conhecido para criar uma nova tendência”.
Desafios internos
Por também ser dono de restaurante e delivery, Bruno Lima, mentor e fundador do Empreender com Delivery, levou para o palco do Dá Licença ensinamentos sobre a criação e estruturação de processos inteligentes, “Os processos precisam ser criados, monitorados e melhorados diariamente desde o começo”.

“Eu vejo muitos empreendedores que pensam ‘foi só um erro, foi só com um cliente’, e não é assim, pois os clientes se acumulam. Você cria uma base de clientes e, obviamente, vai errar, mas você não pode ficar repetindo os mesmos erros”, completou o empresário.
Próximas edições
Se você curtiu essas pequenas amostras das palestras que aconteceram em Pouso Alegre e não quer ficar de fora da próxima imersão estratégia para parceiros do aiqfome, fique de olho nas nossas redes sociais, que todos os detalhes da próxima edição serão compartilhados por lá.
Agora, se você ainda não vende conosco e quer fazer parte do app de delivery que mais cresce no Brasil, te convidamos a conhecer um pouco mais sobre quem somos e todos os nossos diferenciais.

Eu sou a Lais do aiqfome, prazer! Moro no interior de São Paulo, me formei em jornalismo, com especialização em redação e escrita criativa e atuo como redatora há mais de 7 anos, sendo 3 deles no segmento de delivery. No aiqfome, crio conteúdos para fominhas (que são os usuários do aplicativo), licenciados, lojistas e o que mais precisar. Sou tagarela, se deixar eu não paro de falar... e de escrever também!
Mais posts deste autorGostou deste conteúdo? Então você também vai gostar:

Como ser beta tester do app do aiqfome pra ter novidades antes do lançamento?
Pra continuar oferecendo a melhor experiência, a equipe de tecnologia do aiqfome tá seeeeeempre de olho na sua opinião e de todos os fominhas — apelido carinhoso que demos aos usuários — por toda a internet a fim de trazer novas atualizações pro aplicativo. Mas pra que a gente tenha certeza de que tá tudo […]

Descubra como fazer o pagamento via Pix no aiqfome
Se pedir no aiqfome já é moleza, tudo fica ainda mais fácil ao fazer o pagamento via Pix. Chega de se preocupar em ficar contando o troco (só quem não é tão bom em matemática sabe o desespero que é) e procurando o sinal da maquininha de cartão de crédito com o entregador: é só […]

3 razões pra usar o pagamento online no delivery
Quem não gosta de coisinhas que facilitam a vida, não é? Por isso, hoje vamos te mostrar como é muito mais vantajoso usar o pagamento online no app do aiqfome. Você pode pagar o seu pedido de várias formas: É você que escolhe o que preferir. Mas antes de escolher entre as formas de pagamento […]

A importância e as vantagens do delivery para restaurantes
Quando pensamos em vantagens do delivery, é provável que o primeiro pensamento de muitos seja “aumentar as vendas”. Se pensou exatamente isso, saiba que você não está nem um pouco errado, mas há muito mais por trás disso. Até porque o delivery por si só deve ser entendido como uma estratégia de venda, e toda […]