Nem só de sorvete vive o fominha, né não? E nada melhor que um açaí entre os intervalos das aulas online e do home office. Então, bora conhecer mais sobre ele?
Contamos com a ajuda de um fominha paraense, que agora mora em lavras (MG), pra saber algumas curiosidades sobre esse ranguinho.
O açaí se destaca pelo seu fruto, sendo utilizado pela população amazônica desde a época pré-colombiana para a obtenção de uma bebida conhecida como “açaí” e então ele ultrapassou fronteiras amazônicas sendo comercializado em outras regiões do país.
No Pará, o açaí é considerado uma refeição principal, sendo consumido puro ou misturado com farinha de mandioca e/ou de tapioca, com ou sem adição de açúcar.
Nas regiões centro-oeste, sul, sudeste e nordeste do Brasil, o padrão de consumo é completamente diferente da Amazônia. A bebida pode ser misturada com xarope de guaraná, leite em pó, leite condensado e também é combinada, em maior frequência, com frutas como: banana, laranja, morango, acerola, mamão, abacaxi, manga, maracujá, abacate e kiwi.
O fominha conta que no Pará, o pessoal come muito açaí com granola ou acompanhado com peixe, camarão e etc e que quando ele veio morar em Minas Gerais, estranhou muito o açaí daqui, pois o gosto do açaí de lá é bem diferente, ele disse que o gosto do daqui é parecido com xarope de guaraná, além de ter uma textura de sorvete e ser considerado uma sobremesa.
O açaí é um alimento rico em benefícios, principalmente pela sua ação antioxidante, que caiu no gosto das pessoas e ganhou muitos adeptos por todo o país. entretanto, o que muita gente desconhece é que existem diferentes tipos de açaí.
Açaí roxo
Tipo predominante na maioria das populações nativas da amazônia. Se diferencia dos demais pela coloração violácea a roxa dos frutos, quando maduros. Proveniente do norte do Brasil, principalmente das regiões do Belém do Pará. Esse é o mais famoso, o que você provavelmente já comeu.
Açaí branco ou Tinga
É mais difícil de ser encontrar, e por isso é mais caro do que o açaí roxo ou preto. Embora seja chamado de açaí branco, sua casca e polpa são verdes, com tonalidades semelhantes ao abacate. Ele é muito apreciado pelos paraenses.
Açaí Açu
Possui um sabor mais forte que o açaí roxo e tem origem na amazônia peruana. Seus cachos são bem maiores que do açaí roxo, por isso o nome “açu”, que provem de dialeto indígena, com significado de ”açaí grande”. É também conhecido como açaí solitário ou açaí do amazonas. Sua polpa é 70% superior ao do açaí comum e sua colheita e refrigeração tem de ser feita com mais cuidado.
Açaí Espada
Recebe esse nome devido ao seu formato diferente. Seus cachos apresentam uma série de ramificações, tornando-o um fruto único.
Açaí Sangue de Boi
Caracteriza-se pela coloração avermelhada dos frutos maduros, semelhantes ao sangue de boi. A polpa tem consistência bem menos pastosa que os outros tipos de açaí e tem pouca aceitação, tanto por sua consistência fina, como pelo sabor, que é bem diferente dos tipos de frutos de cor roxa.
Açaí Chumbinho
Esse tipo de açaí é bem comum em parte do norte da Ilha do Marajó e do estado do Amapá, cuja principal característica é apresentar frutos pequenos (menos de 1g), podendo ser roxo ou branco. Estudiosos do assunto e alguns gastrônomos afirmam que os tipos que possuem maior apreciação na culinária brasileira e mundial são os tipos roxo e branco, por ter um gosto mais saboroso e agradável ao paladar.

Além de todos esses tipos, temos a “prima pobre” do açaí, bastante conhecida na amazônia como bacaba. Tão nutritiva quanto seu primo, ela é rica em proteínas e carboidrato, porém não é tão conhecida em outras regiões do país. Seu fruto é um caroço pequeno e arredondado, com uma massa branco-amarelada recoberta por uma casca roxa-escura. O fruto do açaí-chumbinho dá em cachos nos galhos da bacabeira, uma palmeira nativa da região que atinge até 20 metros de altura.

A gente agradece muitíssimo o fominha José Júnior pela ajuda com as informações desse texto, sem ele você não teria descoberto tantas coisas legais sobre nosso queridinho açaí! 💜
E você, já conhecia esses diferentes tipos de açaí? Curtiu conhecer? Conta pra gente! 😋
Eu sou o aiqfome, prazer! Sou o 1º aplicativo de delivery do Brasil, 2º maior e líder do interior. Nasci em Maringá, no Paraná, e hoje percorro o país todo entregando o melhor delivery enquanto impacto positivamente a comunidade local. Melhor do que os meus textos aqui no blog, só os rangos da sua cidade que estão no meu app. Então, bora pedir?
Mais posts deste autorGostou deste conteúdo? Então você também vai gostar:

Como ser beta tester do app do aiqfome pra ter novidades antes do lançamento?
Pra continuar oferecendo a melhor experiência, a equipe de tecnologia do aiqfome tá seeeeeempre de olho na sua opinião e de todos os fominhas — apelido carinhoso que demos aos usuários — por toda a internet a fim de trazer novas atualizações pro aplicativo. Mas pra que a gente tenha certeza de que tá tudo […]

Descubra como fazer o pagamento via Pix no aiqfome
Se pedir no aiqfome já é moleza, tudo fica ainda mais fácil ao fazer o pagamento via Pix. Chega de se preocupar em ficar contando o troco (só quem não é tão bom em matemática sabe o desespero que é) e procurando o sinal da maquininha de cartão de crédito com o entregador: é só […]

3 razões pra usar o pagamento online no delivery
Quem não gosta de coisinhas que facilitam a vida, não é? Por isso, hoje vamos te mostrar como é muito mais vantajoso usar o pagamento online no app do aiqfome. Você pode pagar o seu pedido de várias formas: É você que escolhe o que preferir. Mas antes de escolher entre as formas de pagamento […]

A importância e as vantagens do delivery para restaurantes
Quando pensamos em vantagens do delivery, é provável que o primeiro pensamento de muitos seja “aumentar as vendas”. Se pensou exatamente isso, saiba que você não está nem um pouco errado, mas há muito mais por trás disso. Até porque o delivery por si só deve ser entendido como uma estratégia de venda, e toda […]

