Focaccia? É de comer?
Primeiramente, antes de eu te contar o que é, preciso te ensinar a pronunciar essa palavra!
Sabe quando sua tia tá com falta de concentração e você diz “foca tia?”, é quaaaaase isso, mas com entonação na sílaba “ca”. Brincadeirinhas à parte (eu não podia perder essa, né?), foca em mim que eu vou te contar tudinho sobre a focaccia.
O que é focaccia?
Focaccia não é tããão famosa como a sua prima pizza (aquela pessoa da família que sempre tem algo novo pra contar e aqui tem 6 curiosidades dela que você talvez nem saiba), mas é uma das maravilhas da culinária italiana.
Ela é tipo um pão com uma massa baixinha, preparada com uma mistura de farinha, água, sal e fermento. O sabor tradicional é de alecrim, sal e azeite, mas aqui é Brasil e a gente pode usar a criatividade pra rechear, né não?!
Bora pegar o caderninho de receitas e focar aqui que eu vou te ensinar como fazer focaccia italiana.
Focaccia simples
Ingredientes
Esponja (não, não é o bob! é o nome dado ao pré-fermento para massa de pães)
- 100 g de farinha de trigo
- 100 ml de água (meia xícara)
- 5 g (½ sachê) de fermento biológico seco instantâneo (ou 15 g de fermento biológico fresco – 1 tablete)
Massa final
- 205 g de esponja (aquele fermento que ensinei ali em cima)
- 400 g de farinha de trigo
- 280 ml de água
- 20 ml de azeite de oliva
- 10 g de sal de cozinha
Recheio
- 4 a 6 ramos de alecrim fresco
- sal grosso para polvilhar sobre a focaccia
- azeite a gosto para untar e cobrir a superfície
Modo de preparo
1° Passo é fazer a esponja: em um tigela, adicione a farinha de trigo e o fermento. Depois de misturar os dois, acrescente a água e vai mexendo. A esponja fica com uma textura molenga mesmo (calma, não deu tudo errado!).
Deixe descansar por 30 a 60 minutos antes de fazer a segunda parte da receita (tá liberado ver redes sociais ou um episódio de série pro tempo passar – aqui a gente te dá umas dicas).
2° Depois da esponja ter dado aquela dormidinha, você vai partir pra massa!
Para isso, em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, depois os líquidos e, por último, adicione a esponja. A massa da focaccia é grudenta e molenga, então você não vai precisar sovar, só misturar tudo!
Depois de tudo junto e misturado, unte uma outra tigela com azeite e deixe a massa descansar em um local quente por, no mínimo, 40 minutos (ou até criar bolhas).
Após a massa crescer, unte uma forma com azeite e, com delicadeza, despeje a massa. Acrescente o recheio por cima e regue com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos.
Focaccia al pomodoro
É nada mais que focaccia de tomate, mas tô aqui colocando meus conhecimentos de italiano em prática pra entrar no clima!
Ingredientes
Massa
- 3 xícaras de farinha de trigo (420 g)
- 1 xícara de água (240 ml)
- 2 colheres de chá de fermento biológico seco
- 1 colher de chá de sal
- 300 ml de azeite (que também vai ser usado no recheio)
Recheio
- 2 tomates (ou tomatinhos cereja, caso preferir)
- 3 dentes de alho
- sal grosso para polvilhar
- pimenta do reino
- folhas de manjericão
Modo de preparo
1° Aqueça uma xícara de água e, delicadamente, misture o fermento. Deixe descansar por uns 5 minutinhos!
2° Depois, adicione 2 xícaras e meia de farinha de trigo, 2 colheres de azeite e o sal. Misture tudo até virar uma massa homogênea e grudenta (pode misturar com uma colher ou espátula).
Despeje meia xícara de farinha que sobrou em uma bancada e insira a mistureba da massa, e vai sovando até obter uma consistência lisa e não mais grudar na mão.
Coloque a massa em uma tigela, acrescente 4 colheres de azeite e deixe lá… apague as luzes (brincadeira, rs), mas deixe descansando por 1 hora e meia até que ela dobre de tamanho.
3° Para o recheio, você vai cortar os tomates e o alho, colocar numa tigela e misturar com pimenta, sal e manjericão.
Depois que a massa crescer, abra ela e insira numa forma untada com azeite. Despeje a massa com todo carinho e cuidado e acrescente o recheio por cima.
Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos.
De abobrinha eu só aceito a focaccia
Já aviso que essa leva mais tempo pra preparar, mas vale muito a pena, hein!
Ingredientes
Massa
- 450 g de farinha de trigo
- ½ colher de chá de fermento biológico seco
- 1 colher de chá de sal
- 240 ml de água morna (não pode ser quente, pois mata o fermento, belê?)
- 2 colheres de sopa de azeite (vai ser pra massa e pra untar a vasilha)
Recheio
- 1 abobrinha pequena picada finamente
- 2 dentes de alho
- sal grosso para polvilhar
- alecrim
- azeite a gosto
Modo de preparo
1° Misture a farinha, o fermento e o sal. Em seguida, acrescente a água e o azeite até formar uma massa uniforme (a massa fica grudenta, então pode usar uma colher ou espátula pra mexer).
2° Depois, pegue uma tigela grande e unte ela de azeite! Coloque a massa e tampe com um pano ou cubra com um filme plástico, e deixe fermentando por, no mínimo, 8 horas na geladeira
3° Depois de toooodo esse tempo, unte uma forma com azeite, abra a massa delicadamente e deixe descansar coberta com um pano por cerca de 30 minutos.
4° Por fim, coloque as abobrinhas picadas e o resto do recheio por cima da massa, e leve pra assar em forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos.
Olhaaaa, não sei você mas depois de ler essas receitas estou só a Laura Pausini cantando pra focaccia “passa um momento e eu já sei, você é o que eu quero ter, inesquecível para amar…”
Deu vontade, mas não tem todos os ingredientes em casa? Não pede pro vizinho não, pede no aiqfome, que lá tem mercado. E se quiser um cafézin pra acompanhar, no aiqfome tem também!
Eu sou a Dai do aiqfome, prazer! Moro no interior do Paraná, sou formada em Publicidade e Propaganda e já atuei como Analista de Marketing em empresas de tecnologia. Aqui no aiqfome, sou Líder de Conteúdo há mais de 3 anos, redatora quando precisa e também passo muita vontade de comer todas as comidas sobre as quais escrevo.
Mais posts deste autorGostou deste conteúdo? Então você também vai gostar:

Como ser beta tester do app do aiqfome pra ter novidades antes do lançamento?
Pra continuar oferecendo a melhor experiência, a equipe de tecnologia do aiqfome tá seeeeeempre de olho na sua opinião e de todos os fominhas — apelido carinhoso que demos aos usuários — por toda a internet a fim de trazer novas atualizações pro aplicativo. Mas pra que a gente tenha certeza de que tá tudo […]

Descubra como fazer o pagamento via Pix no aiqfome
Se pedir no aiqfome já é moleza, tudo fica ainda mais fácil ao fazer o pagamento via Pix. Chega de se preocupar em ficar contando o troco (só quem não é tão bom em matemática sabe o desespero que é) e procurando o sinal da maquininha de cartão de crédito com o entregador: é só […]

3 razões pra usar o pagamento online no delivery
Quem não gosta de coisinhas que facilitam a vida, não é? Por isso, hoje vamos te mostrar como é muito mais vantajoso usar o pagamento online no app do aiqfome. Você pode pagar o seu pedido de várias formas: É você que escolhe o que preferir. Mas antes de escolher entre as formas de pagamento […]

A importância e as vantagens do delivery para restaurantes
Quando pensamos em vantagens do delivery, é provável que o primeiro pensamento de muitos seja “aumentar as vendas”. Se pensou exatamente isso, saiba que você não está nem um pouco errado, mas há muito mais por trás disso. Até porque o delivery por si só deve ser entendido como uma estratégia de venda, e toda […]


